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GESTÃO DE ESTOQUE

 

O controle de estoque se torna o maior desafio para o setor varejista, visto a sua complexidade diante do grande volume de movimentação. Com práticas e rotinas a serem implementadas é possível controlar o estoque e apurar os resultados identificando as deficiências que consomem hoje no mínimo 2,5% do faturamento da empresa. Podemos afirmar que com controles bem definidos pode-se chegar a uma economia de 1% do faturamento nas perdas sem levar em conta o projeto de prevenção de perdas. 

 

Outro fator de economia se refere ao excesso de estoque, com práticas bem definidas a tendência é a diminuição nos níveis de estoques que pode chegar a 15, 10 ou até menos dias, lembrando que o índice recomendado pela Abras é de 21 dias. Outro complicador para o supermercadista se refere a ruptura de produtos, com falta de acompanhamento o setor comercial acaba comprometendo o fluxo de caixa da empresa por não saber o que comprar, fazendo com que os produtos tenham seus prazos de validade vencidos dentro do depósito antes mesmo de ir para área de venda, ou seja, Controle de estoque é um processo inevitável e altamente rentável, levando em consideração o lucro líquido do varejo.

 

Trabalhos a serem realizados: 

DEPARTAMENTALIZAÇÃO DO MIX DE PRODUTOS NO SISTEMA RETAGUARDA, com separação dos produtos por departamento, família, grupo no sistema. 

 

CONTROLE DE ESTOQUE físico, gerencial e contábil, com acompanhamentos de entradas, saídas, contagens de produtos (inventários) por família, perecíveis e loja inteira, gerando números perdas.

 

COMPOSIÇÃO DE RECEITAS DE INDUSTRIALIZADOS, gerando o preço de compra a partir dos produtos que o compõe.

 

DECOMPOSIÇÃO DE PRODUTOS BOVINOS e SUINOS, a partir da sua compra total e seu peso, gerando seu preço de compra.

 

REALIZAÇÃO DE INVENTÁRIO, dividindo a loja por seção, passando no coletor de dados, apurando as divergências geradas.

 

LAYOUT DE LOJA.  Desenvolvimento de layout seguindo a sequência de compra do cliente.

 

METAS DE PERDAS POR SETOR, definindo ainda gratificação para os encarregados de setor.

 

PREVENÇÃO DE PERDAS, tendo como premissa metas de perdas e gratificação por departamento.

 

MIX DE PRODUTOS, definindo a quantidade de produtos por família e região, excluindo os inativos.

 

METAS DE POSIÇÃO DE ESTOQUE POR DEPARTAMENTO, FAMÍLIA DE PRODUTOS. Definindo o valor de estoque e o valor vendido.

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